Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Área: Tecnologia da Informação

Modalidade

MBA Live

Duração

432h

Frequência

Semanal

2ª e 3ª - das 19 às 22h20min.

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem se destacado no Brasil por apresentar crescimento consistentemente acima do PIB nacional, refletindo assim a incorporação de produtos e serviços de TI em praticamente todos os segmentos da economia. Tal fato indica a necessidade de os profissionais envolvidos com TI desenvolverem competências para implantar um adequado planejamento e gerenciamento estratégico de TI nas suas organizações.
Você irá adquirir:
  • entendimento sobre como gerenciar de forma mais eficiente, eficaz e efetiva o ambiente de TI Bimodal da sua organização, podendo assumir desde posições gerenciais até o cargo de CIO (Chief Information Officer) de uma organização;
  • ampla visão sobre como intensificar seu networking com outros profissionais atuantes na área.

Público
Alvo

Recomendado para profissionais com formação em TI ou que tenham experiência profissional na área de TI. Em suma, o curso foi desenvolvido para profissionais que administrem, ou que venham a administrar, ambientes ligados à tecnologia da informação em organizações de qualquer setor da economia. Fazem parte desse grupo: gestores de TI, líderes de projetos de TI, gerentes de empresas fornecedoras de serviços e produtos de TI, além de empreendedores e consultores na área de TI, todos com pelo menos dois anos de formado e experiência profissional. Além disso, o curso também se destina àqueles profissionais que necessitem conhecer a gestão estratégica de TI com mais profundidade, de forma a exercer melhor e com mais segurança sua função profissional.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Programa

Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento.

Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, modelos híbridos. Escalada ágil e agilidade nos negócios.

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à Internet das Coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da Internet das Coisas. Aplicações empresariais da Internet das Coisas. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

História e evolução da economia. A economia agrícola. A economia industrial. A economia digital. A lei dos retornos crescentes versus a lei dos retornos decrescentes (lei de Marshall). Transformação do conhecimento em negócio. Avaliação de performance empresarial na economia digital. O papel da tecnologia. A mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. O papel da economia digital no mundo. O índice NASDAQ. O papel da economia digital no Brasil.

Mudanças de comportamento na Era Digital: crenças e valores. Relações intergeracionais. Cultura Organizacional. Desenvolvimento de Competências e habilidades: Qi, Qe e Qa. Revolução 4.0. Comunicação não-violenta.

Estratégia de Negócios e estratégia de TI. Princípios da governança corporativa e de TI: suas diferenças e aplicabilidades. Principais modelos de governança de TI e guias de mercado: ITIL, COBIT, CMMI, BSC.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Histórico e evolução da Gerência de Projetos. Princípios de Entrega e Domínios de performance (PMI/PMBoK). Ciclos de vida e processos de um projeto de TI. Estruturas Organizacionais para gerenciamento de projetos.

Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de Riscos, Privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de Machine Learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de Machine Learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.

Desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e o empreendedorismo. Implementando a inovação. Gestão da Propriedade Intelectual. Estratégia e modelo de inovação.

Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta de liderança. Liderança e sucessão.

Fundamentos do marketing e os novos paradigmas das organizações. O papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e as interfaces com a gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para o planejamento de marketing digital.

Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business to consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business to business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

Introdução. Transformação Digital: Definição e Conceitos Básicos. Alinhamento Estratégico da Transformação Digital. Impactos da Transformação Digital nas Indústrias de Negócio. O Dark Side da Transformação Digital. Gestão de Mudança para Transformação Digital.

Coordenação:

André Bittencourt do Valle

Próxima Turma
04/04/2022

Admissão e Matrículas