Formação Executiva em Estratégia Empresarial

Área: Negócios

Modalidade

Live

Duração

64h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Semanal

Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h.

O curso de Formação Executiva em Estratégia Empresarial, irá proporcionar ao participante os conhecimentos para avaliar o ambiente de negócio, definir cenários, traçar tendências, definir estratégias e liderar pessoas para implementá-las.
O curso será composto por três disciplinas – Cenários econômicos e tendências; Gestão estratégica de empresas; Liderança em ambientes competitivos; e um Workshop: Construção de um Plano Estratégico – que podem ser cursadas individualmente e por um Workshop, que consolida as três disciplinas:
Ao completar o curso, o participante estará preparado para formular e implementar estratégias de negócios, buscando conquistar vantagens competitivas e comparativas para sua empresa.

Você irá desenvolver:
• analisar e simular cenários e tendências econômicas, que servirão de base para traçar estratégias de negócios;
• conhecer os ensinamentos dos principais estrategistas empresariais e suas aplicações práticas;
• desenvolver, aperfeiçoar e implementar técnicas de liderança em ambientes competitivos.

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Público
Alvo

O curso Formação Executiva em Estratégia Empresarial é indicado para profissionais que atuam ou aspiram atuar na média/alta gerência de empresas e empresários de pequenas e médias empresas.

Pré-Requisitos: é desejável que o participante tenha curso superior ou experiência profissional de pelo menos 5 anos.

Programa

Módulo 1: Planejamento com cenários: caracterização e aplicações
• cenarização versus previsão;
• analogias esclarecedoras;
• cusos e limites;
• seis tendências globais;
• pandemias;
• elementos para a construção de cenários;
• técnica ortogonal.

Módulo 2: Ambiente de negócios
• análise do ambiente externo;
• análise do ambiente interno;
• matriz SWOT.

Módulo 3: Tendências: as forças motrizes do ambiente empresarial
• desafio do planejamento com cenários;
• forças motrizes;
• dependência da trajetória ou trajetórias condicionadas;
• papel do consumidor na definição do ambiente empresarial;
• paradigmas e identificação de tendências.

Módulo 4: Cenários econômicos
• esfera macroeconômica;
• mensurações da atividade econômica;
• flutuações de curto prazo e crescimento de longo prazo;
• crises financeiras internacionais e a construção de cenários macroeconômicos;
• modelo de negócio versus ideia de negócio;
• objetivos e marcos para o alinhamento estratégico;
• novas forças motrizes e alinhamento estratégico.

Módulo 1: Os principais pensadores da estratégia empresarial
• definição de estratégia;
• diretrizes estratégicas.

Módulo 2: O ambiente de negócios
• análise do ambiente externo;
• análise do ambiente interno;
• matriz SWOT.

Módulo 3: Abordagens Estratégicas
• Abordagem do diagnóstico ( modelo de Ansoff; modelo da matriz BCG; modelo de Porter; reengenharia de Michael Hammer e modelo Delta);
• Abordagem da inovação e tendências ( inovação; modelo de Hamel e Prahalad; modelo de Kin e Mauborgne : Oceano Azul).

Módulo 4: A Prática da Estratégia
• estratégias corporativas;
• estratégias funcionais;
• estratégia e projetos;
• estratégia e orçamento;
• plano de ação;
• estratégia deliberada e estratégia emergente.

Módulo 1: Visão sistêmica sobre o ambiente competitivo
• eu, meu departamento, minha empresa, a arena competitiva do meu setor econômico, no meu país, no mundo;
• forças da competição;
• redes empresariais;
• estratégia empresarial e a liderança na implementação.

Módulo 2: Os diversos modelos de liderança e seus pilares
• heptágono da liderança;
• inteligência emocional;
• comunicação e Storytelling;
• confiança, ética, reputação e administração de conflitos.

Módulo 3: Liderando equipes de alto desempenho
• habilidades;
• planejamento: projetos, orçamentos, força de trabalho;
• delegação;
• monitoramento de desempenho;
• coaching e feedback;
• comunicação e clima organizacional;
• relacionamentos visando benefícios e unidade.

Módulo 4: A liderança como instrumento de gestão
• gestão da oportunidade;
• gestão sistêmica;
• gestão da transformação;
• gestão de talentos;
• gestão da instabilidade;
• gestão do conhecimento;
• gestão da intuição.

Workshop 1: Definição da empresa e do empreendimento objeto do Plano Estratégico:
1. Qual será empreendimento objeto do Plano Estratégico?
2. Qual o público alvo e qual necessidade ou desejo será atendido pelo negócio?
3. Qual é a proposta de valor?
4. Quais as tendências para este segmento
5. Quais são os fatores críticos de sucesso?

Workshop 2: Grau de inovação do empreendimento / Stakeholders/ Concorrência
1. Qual a inovação proposta?
2. O que a diferencia em relação ao que já existe?
3. Qual será o alcance do empreendimento?
4. Quem serão os principais Stakeholders?
5. Quais são os concorrentes?

Workshop 3: Pessoas e rede empresarial
1. Quais os perfis de profissionais que o empreendimento vai demandar?
2. Quais os meios de produção?
3. Quais os canais de suprimentos?
4. Quais canais de vendas?
5. Quais os canais de distribuição?

Apresentação do Plano Estratégico

Processo Seletivo

Coordenação: Antonio André Neto

Admissão e Matrículas