Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

Área: Saúde

Modalidade

Live

Duração

64h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Semanal

Qua das 19h às 22:30h (horário de Brasília)

Você irá:

desenvolver visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da saúde;

conhecer técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio como marketing, operações, pessoas e finanças, além de aprimorar a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no set

criar e liderar equipes;

desenvolver competências para analisar o desempenho de seu negócio e elaborar planos de ação consistentes.

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Público
Alvo

O curso Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas é indicado para profissionais da área da saúde, que atuam como sócios e gestores de laboratórios, clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde

Programa

Módulo 1: Ambiente de negócios para os profissionais de saúde
• principais transformações no cenário de saúde;
• mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde;
• transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde.

Módulo 2: Empreendedorismo e criação de novos negócios
• profissional da saúde como empreendedor e gestor;
• recursos para definir ou repensar o modelo de negócios de sua clínica;
• utilização da ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes.

Módulo 3: Repensando o modelo de negócios da clínica
• levantamento de informações com os clientes potenciais;
• identificação de canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio;
• modelos de monetização e remuneração do negócio.

Módulo 4: Estruturando sua clínica como um negócio
• dimensionamento do tamanho de mercado e público-alvo;
• estimativas com receitas e despesas com a clínica;
• modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

Módulo 1: Marketing aplicado a clínicas e consultórios
• fundamentos de marketing aplicados a serviços profissionais;
• marketing mix para as clínicas e consultórios;
• estratégias de posicionamento para as clínicas.

Módulo 2: Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento
• caracterização público por meio da construção de personas;
• captação de clientes potenciais com o uso do marketing digital;
• construção de métricas para avaliar o sucesso do marketing digital.

Módulo 3: Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde
• cenário e tendência das operadoras de saúde;
• negociação e relacionamento com os planos de saúde;
• estudo de caso de uma clínica.

Módulo 4: Planejamento estratégico para competitividade da clínica e consultório
• processo e etapas do planejamento estratégico;
• ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para as clínicas;
• desenvolvimento de estratégias e planos para a sua clínica;
• monitoramento de estratégias com a construção de mapas estratégicos.

Módulo 1: Estabelecendo os principais processos das clínicas e consultórios
• principais processos da clínica;
• padrões de trabalho para os processos chave da clínica;
• gestão operacional e documentação necessária.

Módulo 2: Qualidade e melhoria contínua dos serviços com o uso de indicadores
• redesenho os processos da clínica;
• PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade;
• uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos.

Módulo 3: Gestão de pessoas e equipes
• seleção e contratação da equipe;
• integração e desenvolvimento;
• remuneração e reconhecimento.

Módulo 4: Principais aspectos legais na condução do consultório
• formas de sociedade aplicadas às clínicas;
• responsabilidades do sócio administrador;
• aspectos trabalhistas e a nova legislação do trabalho;
• terceirização e contrato com prestadores de serviços.

Módulo 1: Tributos e impactos financeiros do modelo adotado
• principais tributos da clínica;
• avaliação de alternativas de modelos tributários;
• impactos financeiros do modelo adotado;
• reorganização tributária da clínica.

Módulo 2: Planejamento financeiro e orçamentário da clínica
• conceitos de matemática financeira;
• demonstração de resultados;
• controle financeiro e orçamentário.

Módulo 3: Gestão do fluxo de caixa
• regime de caixa e de competência;
• prazo médio de pagamento e recebimento.
• gestão do fluxo de caixa.

Módulo 4: Análise de viabilidade de investimentos
• indicadores e parâmetros na análise de investimentos;
• estudo de viabilidade de projetos;
• análise dos cenários no binômio retorno x risco;
• tomada de decisão financeira e estratégica.

Processo Seletivo

Coordenação: Marcelo Marinho Aidar

Admissão e Matrículas