Formação Executiva em Mercados do Vinho

Área: Negócios

Modalidade

Live

Duração

64h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Você irá desenvolver:

Conhecimento da história do vinho em seu caminhar com a humanidade desde a primeira “pisa” no Mundo Antigo até o estágio atual no Mundo Contemporâneo.

Entendimento da anatomia de uma vinícola desde o cultivo das vinhas (viticultura), produção do vinho até o seu amadurecimento e estocagem do (vinicultura), e saber sobre as variedades de castas comercialmente mais importantes utilizadas na produção de um vinho.

Análise crítica do cenário atual da vitivinicultura dos principais países exportadores para o Brasil, e as transações comerciais (exportações e importações) do mercado internacional do vinho.

Entendimento sobre como os críticos de vinhos influenciam os preços de mercado e conhecer os processos de avaliação dos principais guias de vinhos do mercado mundial.

Conhecimento os conceitos básicos da comunicação (marketing, mix de comunicação, público alvo), e analisar mídias possíveis para divulgação dos negócios do vinho.

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Público
Alvo

A Formação Executiva em Mercados do Vinho é indicada para profissionais já atuantes em empresas que operam qualquer tipo de negócios de vinho (Diretores, Gerentes, Representantes Comerciais, Sommeliers). Empreendedores potenciais com interesse em implementar atividades na cadeia de negócios do vinho. Empreendedores que já atuam com negócios do vinho (Comerciantes varejistas, Restauranteurs, Distribuidores).

Programa

• O vinho na Grécia Antiga e em Roma.
• O ressurgimento na Idade Média e o vinho nos Novos Mundos.
• O vinho no Mundo Contemporâneo.
• O cultivo das vinhas e o processo de vinificação de brancos, tintos e espumantes.
• O amadurecimento do vinho e sua estocagem.
• As castas mais utilizadas e sua importância no estilo dos vinhos.
• A avaliação dos diferentes tipos e estilos de vinho do ponto de vista sensorial.

Módulo 1 - A transformação digital
• Impacto das tecnologias emergentes nos negócios;
• O comércio eletrônico, e as suas tendências, como o omni-channel,
• Marketplaces.

Módulo 2 Os conceitos do Marketing Digital
• e-Commerce • Big Data,
• Internet da Coisas,
• Novas ferramentas da publicidade online

Módulo 3 - O comércio eletronico de vinhos no Brasil;
• Oportunidades e riscos do e-commerce;
• Diferentes modelos de negócios de vinhos na internet.
• A organização de um negócio de vinhos na internet;
• Procedimentos da operação de importação de vinhos;
• Processos da operação de importação;
• Classificação fiscal e tributação de IPI.

Módulo 4 - Transporte internacional e as formas de pagamento das importações
• Documentação de embarque
• Despachante aduaneiro
• Nacionalização dos vinhos.

Módulo 1 - O cenário atual do mundo vinícola
• áreas plantadas de vinhedos, evolução e políticas estratégicas;
• a produção de vinho nos países tradicionais e nos novos mercados;
• a evolução do consumo nos países produtores tradicionais e nos novos mercados;
• a evolução ao logo dos anos do comércio mundial do vinho.

Módulo 2 - Principais países exportadores para o Brasil e suas regiões produtoras
• Velho Mundo (França, Itália, Espanha, Portugal);
• Novo Mundo (Argentina, Chile, Uruguai).

Módulo 3 - Dados do mercado brasileiro de vinhos
• produção, consumo, e vendas de vinhos no Brasil;
• o consumo regional de vinhos no Brasil;
• a origem das principais importações de vinhos ;
• diagnóstico das importações e dos importadores de vinhos.

Módulo 4 Organização do vinho no Brasil
• regiões vitivinicolas brasileiras;
• organismos de classe e associações de produtores;
• vinhos finos brasileiros – a nova vitivinicultura no Brasil;
• vinhos de mesa – sua importância na vitivinicultura brasileira.

• Os principais programas de enoturismo na França, Itália, Portugal, Brasil e outros;
• A importância econômica atual do enoturismo na industria do vinho.
• O papel da enogastronomia nos programas, roteiros e empreendimentos de enoturismo, e modelos de comércio de vinhos direcionados à enogastronomia.
• A influência e a importância dos guias de vinhos e dos críticos profissionais nas tendências e nos preços dos vinhos no mercado mundial; os principais sistemas de avaliações de vinhos do mercado mundial.
• Conceitos demarketing, mix de comunicação, público
• O Jornalismo do Vinho: evolução, importância e influência
• Novas Midias e Tendências na Comunicação.
• Sugestões de Comunicação para diferentes players da cadeia de negócio do vinho.

Processo Seletivo

Coordenação: Valdiney Cesario Ferreira

Admissão e Matrículas


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