Gestão de Conflitos Corporativos

Área: Pessoas

Modalidade

Live

Duração

48h

Frequência

Semanal

Seg das 18:30h às 22h (horário de Brasília)

Conflitos no âmbito corporativo- organizacional e empresarial- são comuns e, em certas circunstâncias, necessários para incentivar inovações construtivas. No entanto, se mal gerenciados ou não gerenciados, os conflitos podem ocasionar danos sérios à corporação e às pessoas que nela trabalham. Este curso, de maneira ampla, foca na identificação de casos de conflitos internos e externos e na sua prevenção e resolução de forma inteligente e eficaz, contribuindo para a produtividade da empresa e para um ambiente de trabalho saudável e sustentável. É baseado em métodos internacionalmente conhecidos, adaptados para a realidade nacional, contemplando uma visão global acerca dos meios privados de prevenção e gestão de conflitos corporativos, com ênfase em mediação e seus processos e principais técnicas. Mediante leitura, aulas expositivas, sucintas palestras, exercícios ilustrativos e simulações, os participantes obtêm competências para atuarem na prevenção e gestão de conflitos organizacionais e empresarias.

Você irá desenvolver:

visão global e sistêmica dos desafios e oportunidades associados à prevenção e gestão de conflitos corporativos

panorama geral acerca dos meios privados de prevenção e gestão de conflitos organizacionais e empresariais

Entendimento sobre a mediação como meio de prevenção e gestão de conflitos corporativos

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Público
Alvo

O curso Formação Executiva em Gestão de Conflitos Corporativos é multidisciplinar e indicado para profissionais das mais diversas áreas, tais como administradores, advogados, engenheiros, psicólogos, gestores da área de Recursos Humanos, empresários e executivos interessados em adquirir ou aprimorar habilidades em gerenciar, mediar e resolver conflitos no ambiente corporativo.

Programa

Módulo 1 - A Resolução Alternativa (Adequada) de Disputas (ADR)
• A visão sistêmica de conflitos corporativos externos
• A legislação e o estado de arte de ADR no Brasil
• Desafios internos na resolução de conflitos externos
• Desafios do(a) mediador(a) e o papel do advogado

Módulo 2 - Os princípios e o processo da mediação empresarial
• Os princípios da mediação
• Os caminhos da mediação: judicial, privado e institucional
• A decisão de mediar e a escolha do mediador
• Visão panorâmica sobre a dinâmica do processo de mediação

Módulo 3 - A mediação em conflitos de baixa complexidade
• Um caso de disputa empresarial de baixa complexidade
• A pré-mediação no caso da mediação privada e o termo de compromisso de mediação
• A dinâmica da mediação do caso
• O encerramento da mediação

Módulo 1 - Prevenção e gestão de conflitos corporativos
• custo-benefício da prevenção e gestão de conflitos;
• visão panorâmica sobre meios de prevenção e gestão de conflitos;
• introdução à mediação: conceito, princípios, campos de aplicação e modelos;

Módulo 2 - A mediação e os conflitos organizacionais
• causas, elementos e impactos - custo do conflito;
• situações mediáveis e o envolvimento dos colaboradores;

Módulo 3 - A mediação e os conflitos empresariais
• espécies, segmentos e impactos - custo do conflito;
• equipe de mediação: mediador, profissionais envolvidos e as partes;

Módulo 4 - O mediador e o gestor de conflitos corporativos
• autoconhecimento e a autogestão: seu perfil no diálogo difícil.

Módulo 1 - Os conflitos e a prevenção e gestão de conflitos corporativos organizacionais (internos)
• A visão sistêmica de conflitos organizacionais internos: causas, elementos e impactos. O custo do conflito.
• Meios e desenhos de programas de prevenção e gestão de conflitos internos
• Políticas corporativas institucionais. A Alta gestão.
• Dilemas, desafios e oportunidades

Módulo 2 - O gestor de conflitos organizacionais
• Custo-benefício de gestão de conflitos internos
• Pré-requisitos e o papel do gestor de conflitos internos
• Identificação das principais questões e técnicas aplicáveis
• Alinhamento e apresentação dos benefícios para a organização e a alta gestão
• Experiências de sucesso

Módulo 3 - O gestor como mediador
• Visão panorâmica sobre mediação de conflitos
• Identificação de casos mediáveis
• A amplitude e a ética do gestor no papel de mediador
• A preparação e o processo de mediação

Módulo 4
• Avaliação de desempenho: orçamento estático e orçamento flexível
• Relatórios de desempenho para controle e análise das variações
• Gerenciamento matricial dos gastos
• Integração entre planejamento estratégico e orçamento empresarial
• Balanced scorecard (BSC)

Processo Seletivo

Coordenação: Fernanda Rocha Lourenço Levy

Admissão e Matrículas