Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Área: Pessoas

Modalidade

MBA Live

Duração

432h

Frequência

Semanal

2ª e 3ª - das 19 às 22h20min.

O curso MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como gestor de RH e atuar em uma nova realidade de mercado.

Você irá adquirir:

  • Entendimento sobre as competências nas principais funções de recursos humanos existentes nas organizações;
  • Conhecimentos para gerenciar recursos humanos diante dos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e
  • Ampla visão sobre as habilidades em gestão de negóci

Público
Alvo

Recomendado para profissionais a graduados em campos do saber diversos, que atuem ou pretendam atuar como especialistas na área de recursos humanos.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Programa

Função e programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Formas de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Novas tecnologias de aprendizagem. Gestão de talentos (high potentials).

Processos de atração, seleção e retenção de pessoas. Estratégias de atração de pessoas. Métodos de seleção. Políticas de retenção. Proposta de valor para o empregado (EVP). Engajamento no trabalho.

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.

Conceitos e definições básicas de marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de marketing. Mix de marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Tendências do marketing: marketing digital e neuromarketing.

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio. Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados. Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação de um negócio específico e elaborar uma ação empreendedora, envolvendo estratégia e inovação.

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios organizacionais na solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito da organização. Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados. Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos, em alinhamento às características e à atuação da organização. Resolver questões que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional, do ponto de vista da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos.

Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos. Praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados. Planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional. Elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).

Responsabilidade social corporativa. Relatório GRI. Diversidade e responsabilidade social. Gestão da diversidade nas organizações. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade organizacional. Ética nas organizações. Princípios e dilemas éticos.

O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

A governança corporativa e os seus desdobramentos na estratégia de gestão de pessoas. Princípios de governança. Arquitetura de governança. Teoria dos stakeholders. Diferentes naturezas das organizações. Múltiplas estruturas organizacionais: definição, complexidade, formalização, tamanho. Novas formas organizacionais. Reflexos da estrutura na vida e arranjos organizacionais.

Competência. Gestão de/por competências. Gestão do desempenho. Processo de avaliação de desempenho e competências. Modelo de competências e gestão do desempenho. Diagnóstico de problemas de desempenho.

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.

Planejamento da força de trabalho. Força de trabalho e orientações organizacionais estratégicas. Perfis de competência. People analytics. Indicadores e scorecard de RH.

Descrição de cargos e funções em uma abordagem estratégica. Políticas salariais e políticas de benefícios. Remuneração estratégica. Remuneração variável. Conceito de remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial.

Relações de trabalho nas organizações. Contrato de trabalho e contrato psicológico. Terceirização e outros tipos de contrato de trabalho. Relações sindicais. Aspectos legais da gestão da força de trabalho. Saúde ocupacional do trabalhador, assédio moral e assédio sexual.

Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho.

Coordenação:

Lucia Barbosa de Oliveira

Próxima Turma
04/04/2022

Admissão e Matrículas