Governança Corporativa

Área: Financeiro

Modalidade

Duração

144h

Frequência

Mensal

Segunda à quinta das 18h30 às 22h50 ou Sexta das 18h30 às 22h50; sábado das 8h às 17h40 e domingo das 8h às 12h20.

Desenvolver e transformar o plano estratégico da empresa em ferramentas de controle que ajudem na tomada de decisões mais adequadas, na redução de riscos, desenvolvendo a governança corporativa da organização.

Envie sua mensagem

* Não enviaremos spam. Ao preencher este formulário, você autoriza contatos e mensagens pelo setor comercial.

Público
Alvo

O curso é recomendado/indicado para profissionais de finanças que queiram maior desenvolvimento na área, profissionais de outras áreas que queiram desenvolver habilidade financeiras e profissionais da área de TI (que trabalhem com módulos financeiros ou contábeis e queiram oferecer melhores serviços aos seus clientes).

Programa

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders; responsabilidade social e reparação social; sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e a geração de valor.

Gestão e Controle dos Riscos: conceitos, estruturas. Principais medidas e ações para o gerenciamento e controle. Requerimento de capitais. Necessidade de uma eficaz gestão e controle dos riscos.

Controle Interno. Compliance. Lei Anticorrupção no 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de Riscos e Programas de Integridade (portarias 909 e 910). Instruções Normativas 1 e 2 (CGU). Consumer Compliance. Aspectos controversos e desafios.

Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

Coordenação:

Betovem Coura

Próxima Turma

Admissão e Matrículas