Jornalismo de Dados e Comunicação Digital

Área: Marketing e Vendas

Modalidade

Live

Duração

16h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

2 semanas

Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h.

O curso Jornalismo de dados e comunicação digital aborda as técnicas e metodologias de comunicação social em ambientes digitais e jornalismo de dados, com foco na área política. Serão discutidos conceitos e ferramentas relacionados à análise de redes sociais, softwares e ferramentas de pesquisa e visualização de dados.

Você irá:

  • reconhecer as principais técnicas de investigação e análise de dados para o jornalismo e ferramentas e software para sistematização e análise de dados;
  • compreender o contexto de datificação da comunicação digital e o que são dados, dados abertos e como manipular bases de dados e
  • compreender como transformar dados em pautas jornalísticas e
  • aplicar formas narrativas aplicadas às matérias de jornalismo de dados.

Público
Alvo

O curso Jornalismo de dados e comunicação digital é indicado para gestores/as de comunicação de empresas e governos, jornalistas, publicitários/as, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas, advogados/as especializados/as em Direito na Internet, analistas de redes sociais e outros/as profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de Gestão em Comunicação Digital.

Programa

Módulo 1 – Comunicação digital e jornalismo de dados

  • fundamentos e conceitos em comunicação digital;
  • bases de dados: tipos, estrutura e usos em comunicação;
  • uso de dados no jornalismo, jornalismo digital e o paradigma das bases de dados e
  • reportagem assistida por computador, jornalismo de precisão e jornalismo de dados.

Módulo 2 – Cultura de dados, dados abertos e dados governamentais

  • governo como fontes de dados e cultura digital;
  • dados abertos: premissas, fundamentos e formatos;
  • dados abertos governamentais e Lei de Acesso à Informação e
  • Política pública de transparência pública e a comunicação digital.

Módulo 3 – Economia de dados e práticas jornalísticas datificadas

  • datificação do cotidiano;
  • redes sociais, debate público e métricas;
  • dados: o que são, métodos de obtenção e tratamento;
  • dados, objetividade e construção de realidade e
  • transparência e ética no jornalismo de dados.

Módulo 4 – Contando histórias com dados

  • bases de dados e a pauta jornalística;
  • técnicas narrativas e princípios de storytelling aplicados ao jornalismo de dados;
  • mídias e formatos para visualização de dados;
  • tipos de gráficos e narrativas visuais, e
  • narrativas imersivas e novas tecnologias.

Investimento

Matrículas até 16/06/2022

  • 1ª Opção: R$ 1.080,00, à vista no boleto bancário.
  • 2ª Opção: R$ 1.080,00, à vista ou em 3x iguais no cartão de crédito.
  • 3ª Opção: R$ 1.090,77, sendo (1 de R$ 363,59) no boleto bancário e parcelado (2 de R$ 363,59) no boleto bancário.

Matrículas até 07/07/2022

  • 1ª Opção: R$ 1.290,00, à vista no boleto bancário.
  • 2ª Opção: R$ 1.290,00, à vista ou em 3x iguais no cartão de crédito.
  • 3ª Opção: R$ 1.302,85, sendo (1 de R$ 434,29) no boleto bancário e parcelado (2 de R$ 434,28) no boleto bancário.

Matrículas até 18/07/2022

  • 1ª Opção: R$ 1.419,99, à vista ou em 3x iguais no cartão de crédito.
  • 2ª Opção: R$ 1.420,00, à vista no boleto bancário.
  • 3ª Opção: R$ 1.434,15, sendo (1 de R$ 478,05) no boleto bancário e parcelado (2 de R$ 478,05) no boleto bancário.

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas