Módulo 1 – Comunicação digital e jornalismo de dados
- fundamentos e conceitos em comunicação digital;
- bases de dados: tipos, estrutura e usos em comunicação;
- uso de dados no jornalismo, jornalismo digital e o paradigma das bases de dados e
- reportagem assistida por computador, jornalismo de precisão e jornalismo de dados.
Módulo 2 – Cultura de dados, dados abertos e dados governamentais
- governo como fontes de dados e cultura digital;
- dados abertos: premissas, fundamentos e formatos;
- dados abertos governamentais e Lei de Acesso à Informação e
- Política pública de transparência pública e a comunicação digital.
Módulo 3 – Economia de dados e práticas jornalísticas datificadas
- datificação do cotidiano;
- redes sociais, debate público e métricas;
- dados: o que são, métodos de obtenção e tratamento;
- dados, objetividade e construção de realidade e
- transparência e ética no jornalismo de dados.
Módulo 4 – Contando histórias com dados
- bases de dados e a pauta jornalística;
- técnicas narrativas e princípios de storytelling aplicados ao jornalismo de dados;
- mídias e formatos para visualização de dados;
- tipos de gráficos e narrativas visuais, e
- narrativas imersivas e novas tecnologias.