MBA em Economia Comportamental

Área: Economia e Finanças

Modalidade

Live

Duração

14 meses

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

432h

Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19 às 22h20min.

No decorrer das disciplinas, você obterá familiarização com os principais estudos na área, as lições aprendidas e as limitações e implicações, tanto em relação à tomada de decisão individual quanto em relação à tomada de decisão governamental ou empresarial.
Você irá adquirir:
  • conhecimento sobre os principais insights, conceitos e ferramentas das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos e
  • visão ampla sobre a aplicação dos conceitos e das ferramentas dessa área de conhecimento em diferentes contextos, entre os quais podemos citar comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas em geral que envolvam o comportamento humano.

Público
Alvo

Recomendado para profissionais que são gestores ou especialistas, com atuação nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa, nas esferas pública e privada, no terceiro setor e pesquisadores que desejam aprofundar-se nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Programa

Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.

Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas