MBA em Gestão De Saúde

Área: Saúde

Modalidade

Presencial

Duração

432h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

final de semana

Mensal

Sexta-feira das 18:30 às 22:50|Sábado das 8:00 às 17:40|Domingo das 8:00 às 12:20

O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

Público
Alvo

O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde é recomendado para:
Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde;
Diretores, gestores, coordenadores e profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão de saúde, compartilhar experiências e construir networking.

Programa

Histórico. Processo saúde-doença e respectivas concepções. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde e integração de serviços complementares e suplementares. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Ambiente de negócios no setor de Saúde. Formulação de estratégia competitiva em saúde. Elaboração do plano estratégico em organizações de saúde. Referenciais estratégicos. Identificação estratégica de negócio. Análise dos ambientes interno e externo e suas correlações. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Implantação e controle da proposta de valor e do plano de ação estratégico em saúde.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Conceitos e definições básicas de marketing. Cenários e ambientes de marketing. Comportamento do consumidor em saúde. Mix de marketing de serviços: pessoas, processo, evidencia física. Estratégias de precificação. P (Praça) - conceitos estratégicos de marketing. Especificidades da comunicação de marketing no setor de Saúde. Segmentação de mercado e público-alvo. Mix de marketing com foco na saúde. Estratégias de relacionamento, satisfação e agregação de valor. Marketing digital. Outbound versus inbound marketing. Estratégias de marketing na era digital. Novas tecnologias e suas aplicabilidades em saúde.

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos empresariais. Natureza dos projetos em saúde. Ciclo de vida de um projeto. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Metodologias ágeis aplicáveis ao ambiente de saúde.

Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde.

Papel e funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado. Avaliação de empresas (valuation) no contexto das fusões e aquisições na saúde.

Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.

Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI). Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.

Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.

Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.

Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Paixão e orientação empreendedora. Visão empreendedora e intraempreendedorismo. Identificação de novos negócios em saúde e o processo de estruturação. Estratégias empreendedoras no setor de Saúde. Fontes de financiamento. Riscos, barreiras e causas de fracasso.

Coordenação:

Maria Laíz Zanardo

Próxima Turma
Maio de 2024

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas