MBA em Gestão De Saúde

Área: Saúde

Modalidade

Presencial

Duração

432h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

final de semana

Domingo das 08:00 às 12:20|Sexta das 18:30 às 22:50|Sábado das 13:20 às 17:40|Sábado das 08:00 às 12:20

O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

Público
Alvo

O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde é recomendado para:
Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde;
Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial neste setor.

Programa

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde.

Contabilidade. Balanço Patrimonial. Regimes de Contabilidade. Demonstração do Resultado. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras.

Conceito de empreender: motivação e conceitos. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Identificação de novos negócios e sua estruturação: da ideia ao mercado. Desenvolvendo um novo modelo de negócios. Fontes de recursos para novos negócios e avaliação de riscos. Plano de negócios.

Papel e as funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado.

Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no Mark-up.

Governança Corporativa na Saúde. Implementação da Governança Corporativa em Saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade
social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

Gestão de Facilities nas organizações de Saúde. Infraestrutura física. Serviços de Apoio à Assistência. Gestão da Hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e Controle dos serviços de facilities.

Contexto e Texto. Preparando a organização para as transformações organizacionais. Cultura organizacional e gestão de pessoas. Liderança: conceitos, estilos e principais desafios. Formação e desenvolvimento de equipes. Desenvolvimento de pessoas.

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos em saúde. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Ciclo de vida de um projeto. Metodologias ágeis.

Serviços Assistenciais. Gestão do cuidado. Governança Clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração.

Conceitos e definições básicas de Marketing. Marketing para a tomada de decisões organizacionais em nível estratégico. Mix de marketing para serviços. Comportamento do cliente de serviços. Processo e jornada do cliente. Comunicação integrada e métricas de análise de satisfação do cliente.

Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde.

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

Gestão da Qualidade e Qualidade em Saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do Paciente. Perspectiva do Paciente.

Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em Saúde.

Histórico. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Histórico. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.

Coordenação:

Maria Laíz Zanardo

Próxima Turma
19/08/2022

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas