MBA Executivo em Finanças: Corporate Finance

Área: Economia e Finanças

Modalidade

Live

Duração

14 meses

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

432h

Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19 às 22h20min.

O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. O MBA Executivo em Finanças: Corporate Finance irá torná-lo capaz de propor soluções originais e teoricamente embasadas para os problemas financeiros/econômicos das empresas.

Você irá adquirir:

  • Competência para avaliar empresas e projetos, reconhecendo e precificando as opções existentes
  • Capacidade de avaliar as oportunidades de fusão e aquisição
  • Competência para desenhar estruturas de governança de empresas e conglomerados.

Público
Alvo

Recomendado para profissionais do mercado financeiro e setor financeiro de empresas que buscam formação sólida em Finanças.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Programa

Análise do ambiente macro-econômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.

Conceito e escopo da ciência econômica. Oferta. Demanda. Mercado. Equilíbrio de mercado. Falhas de mercado. Custos. Produção. Maximização de lucro. Estruturas de mercado. Concorrência perfeita. Monopólio. Oligopólio. Concorrência monopolística.

Interpretação das demonstrações contábeis. Critérios de análise econômico-financeira: análise vertical, análise horizontal, indicadores de desempenho – liquidez, estrutura de capital, lucratividade, atividade e rentabilidade.

Análise dos Fluxos de caixa; nominal e real. Critérios para determinação da viabilidade de projetos; VPL, TIR, TIRM, PayBack. Opções Reais. Análise de Sensibilidade. Análise de Cenários.

Fontes de financiamento de longo prazo. Planejamento financeiro de longo prazo. Estrutura de Capital. Custo do capital.

Indicadores e sistemas de controle gerencial. Estrutura de uma controladoria. Controle gerencial e o comportamento. Estruturas empresariais e o controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

Contabilidade e sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Contabilidade internacional (IFRS)

Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade. Valores esperados, média e variância; Distribuições Normal, Qui-Quadrado, F e t de Student; Amostragem Aleatória e Distribuição da Média da Amostra; Aproximações de distribuições amostrais para amostras grandes; Estimando a média da população; Testes de hipótese e intervalos de confiança; Modelo de regressão linear simples e múltipla e testes; Introdução à regressão de séries temporais e previsão.

Conceitos e modelos de fusão e aquisição de companhias. Estruturação e reestruturação financeira de empresas. Sinergia e oportunismo no mercado de fusão e aquisição. Funcionamento do mercado de Private Equity e Venture Capital.

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos da avaliação de empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

Gestão de capital de giro. Fluxo de caixa. Investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de valores a receber. Gestão de estoques. Alavancagem operacional e financeira. Fontes de financiamento de curto prazo.

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders. Responsabilidade social e reparação social. Sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e a geração de valor.

Tipos de riscos nas empresas. Determinação de risco dos ativos. Mensuração do risco operacional. Contratos a termos, futuros e swaps. Mensuração de risco internacional. Gerenciamento de risco.

Regime de capitalização, taxa de juros, valor presente, valor futuro. Séries de pagamentos, fluxo de caixa real e nominal. Sistemas de amortização, tabelas de amortização. Análise de investimento, taxa interna de retorno, valor presente líquido.

Equações, variáveis, parâmetros e funções. Álgebra matricial. Análise comparativa, limites, derivadas, regras de diferenciação, representação gráfica das funções. Problemas de otimização, máximo e mínimos de funções de uma variável, otimização com restrições.

Características gerais do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com enfoque nas Instituições Financeiras. Características gerais dos ativos financeiros negociados no Brasil. Mercado de renda fixa e renda variável. Ativos financeiros.

Teoria de apreçamento com foco em renda variável. Como calcular retornos ajustados. Princípios básicos, racionalidade e problema do investidor, condição de não arbitragem, conceito de equilíbrio no mercado de capitais, hipótese dos mercados eficientes. Modelos de apreçamento, CAPM relação beta e retorno. Diferenças entre risco sistemático e risco idiossincrático.

Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, fusões e aquisições.

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas