Live
16h
Recife
Petrolina
Caruaru
Os espaços de discussão e ação política estão se tornando cada vez mais fluídos, inseridos nas atividades cotidianas e espalhados por redes sociais diversas. O ambiente online se apresenta como um local relevante para as pautas políticas e pode ser incluído em campanhas políticas estratégicas. Nas eleições brasileiras e americanas de 2020, por exemplo, o jogo Among Us e as práticas de streaming foram utilizados em campanhas de políticos de diferentes espectros. O curso O potencial dos Games como estratégia para Campanhas Políticas introduz conceitos de marketing e ciência política aplicados no âmbito dos jogos digitais e apresenta o potencial dos jogos digitais para a promoção de plataformas políticas. O curso utiliza a metodologia de estudos de caso para discussão em sala de aula, transpondo os conceitos da teoria para a prática e possibilitando que os alunos dominem estratégias aplicadas de comunicação política efetivas para esses espaços.
Você irá:
• dominar conceitos de ciência e sociologia política relacionados a campanhas e marketing político;
• explorar as oportunidades para elaboração de estratégias de campanha política em diferentes ambientes digitais;
• compreender as dinâmicas da cultura digital e as formas de participação política online;
• conhecer estratégias para criação de campanhas políticas eficazes nos ambientes digitais e com foco no público gamer.
O curso O potencial dos Games como estratégia para Campanhas Políticas é indicado para assessores de comunicação, cientistas políticos, estrategistas políticos, jornalistas, relações públicas, políticos, publicitários, profissionais de marketing digital, de estratégias de comunicação online e de áreas correlatas. Interessados em geral no tema ou profissionais que visam se atualizar. O curso é de interesse, também, para profissionais envolvidos no desenvolvimento, na produção, no lançamento e na circulação de produtos digitais, que buscam explorar o contexto gamer e os jogos digitais como uma mídia potente para marketing e campanhas digitais. Profissionais envolvidos, ou que desejam se envolver, em campanhas políticas nos diferentes níveis e que possuem interesse em compreender o potencial dos jogos e dos ambientes digitais para promoção de plataformas políticas e engajamento com os eleitores. Profissionais em geral que tenham interesse em compreender os jogos digitais como mídias e ambiente de socialização, com potencial de ação política.
Módulo 1 (4 horas): Conceitos básicos de marketing político
• Definição de conceitos: política, propaganda e persuasão
• Definições de campanha política
• Estratégias de campanhas políticas
• Engajamento político online
• Estudos de Caso
Módulo 2 (4 horas): Relações entre jogos, público gamer e política
• Redes sociais e política
• Cultura digital e participação social e política
• Dinâmicas de interação social dos gamers
• Jogos como espaço de sociabilidade e construção de identidades
• Mobilização política de gamers
• Conservadorismo
• Ativismo digital
• Representatividade e pautas sociais
• Papel dos influenciadores digitais em posicionamentos políticos
• Estudos de Caso
Módulo 3 (4 horas): Campanhas políticas digitais
• Memes e conteúdo propagável
• Diálogo com eleitores e Redes Sociais Digitais
• Linguagem digital
• Streamings e jogos online como espaços para plataformas e discussões políticas
• Estratégias para campanhas políticas digitais
• Campanhas políticas com foco em público jovem
• Elementos de campanhas focadas para o público gamer
Módulo 4 (4 horas): Campanha simulada em ambiente gamer
• Aplicação dos conceitos aprendidos
• Simulação de campanha em grupos
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |