O Potencial dos Games como Estratégia para Campanhas Políticas

Área: Negócios

Modalidade

Live

Duração

16h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Os espaços de discussão e ação política estão se tornando cada vez mais fluídos, inseridos nas atividades cotidianas e espalhados por redes sociais diversas. O ambiente online se apresenta como um local relevante para as pautas políticas e pode ser incluído em campanhas políticas estratégicas. Nas eleições brasileiras e americanas de 2020, por exemplo, o jogo Among Us e as práticas de streaming foram utilizados em campanhas de políticos de diferentes espectros. O curso O potencial dos Games como estratégia para Campanhas Políticas introduz conceitos de marketing e ciência política aplicados no âmbito dos jogos digitais e apresenta o potencial dos jogos digitais para a promoção de plataformas políticas. O curso utiliza a metodologia de estudos de caso para discussão em sala de aula, transpondo os conceitos da teoria para a prática e possibilitando que os alunos dominem estratégias aplicadas de comunicação política efetivas para esses espaços.

Você irá:
• dominar conceitos de ciência e sociologia política relacionados a campanhas e marketing político;
• explorar as oportunidades para elaboração de estratégias de campanha política em diferentes ambientes digitais;
• compreender as dinâmicas da cultura digital e as formas de participação política online;
• conhecer estratégias para criação de campanhas políticas eficazes nos ambientes digitais e com foco no público gamer.

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Público
Alvo

O curso O potencial dos Games como estratégia para Campanhas Políticas é indicado para assessores de comunicação, cientistas políticos, estrategistas políticos, jornalistas, relações públicas, políticos, publicitários, profissionais de marketing digital, de estratégias de comunicação online e de áreas correlatas. Interessados em geral no tema ou profissionais que visam se atualizar. O curso é de interesse, também, para profissionais envolvidos no desenvolvimento, na produção, no lançamento e na circulação de produtos digitais, que buscam explorar o contexto gamer e os jogos digitais como uma mídia potente para marketing e campanhas digitais. Profissionais envolvidos, ou que desejam se envolver, em campanhas políticas nos diferentes níveis e que possuem interesse em compreender o potencial dos jogos e dos ambientes digitais para promoção de plataformas políticas e engajamento com os eleitores. Profissionais em geral que tenham interesse em compreender os jogos digitais como mídias e ambiente de socialização, com potencial de ação política.

Programa

Módulo 1 (4 horas): Conceitos básicos de marketing político

• Definição de conceitos: política, propaganda e persuasão

• Definições de campanha política

• Estratégias de campanhas políticas

• Engajamento político online

• Estudos de Caso

Módulo 2 (4 horas): Relações entre jogos, público gamer e política

• Redes sociais e política

• Cultura digital e participação social e política

• Dinâmicas de interação social dos gamers

• Jogos como espaço de sociabilidade e construção de identidades

• Mobilização política de gamers

• Conservadorismo

• Ativismo digital

• Representatividade e pautas sociais

• Papel dos influenciadores digitais em posicionamentos políticos

• Estudos de Caso

Módulo 3 (4 horas): Campanhas políticas digitais

• Memes e conteúdo propagável

• Diálogo com eleitores e Redes Sociais Digitais

• Linguagem digital

• Streamings e jogos online como espaços para plataformas e discussões políticas

• Estratégias para campanhas políticas digitais

• Campanhas políticas com foco em público jovem

• Elementos de campanhas focadas para o público gamer

Módulo 4 (4 horas): Campanha simulada em ambiente gamer

• Aplicação dos conceitos aprendidos

• Simulação de campanha em grupos

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas