Módulo 1: Panorama geral
- Tendências e demografia brasileira e global
- Estatuto do Idoso e Reforma da Previdência – mudanças
- Valorização e proteção do idoso: datas comemorativas, ODS10 da ONU e OMS
- Oceano prateado e potencial da economia da longevidade
Módulo 2: Um novo mindset etário
- Busca da longevidade, da imortalidade e seus impactos socioambientais
- Ressignificando o conceito de 3ª idade e velhice
- Reação ao ageísmo (velhismo) e os vieses inconscientes etários
- Ativismo sênior
- As múltiplas carreiras e o envelhecimento ativo
Módulo 3: Inteligência de mercado
- Mapeando as fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do consumidor maduro – consultorias especializadas – estudos; comportamentais/setoriais; negócios de impacto social; iniciativas empresariais; eventos especializados; literatura de referência; portais online e produtores de conteúdo
- Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro
- Complexidade da segmentação (gênero, faixa etária, classe, LGBTQ+, sem filhos)
Módulo 4: Trabalho prático
- Transformando dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado + apresentações