Relações Internacionais

Área: Relações Governamentais

Modalidade

MBA Live

Duração

432h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Semanal

2ª e 3ª - das 19 às 22h20min.

Em um mundo globalizado, é de extrema relevância adquirir instrumental analítico para lidar com questões internacionais. Para obter sucesso nesta área é essencial que você saiba lidar criticamente com a conjuntura mundial.
Você irá adquirir:
  • entendimento sobre os diagnósticos do ambiente internacional sob ponto de vista da Economia, do Direito e da Ciência Política, as 3 áreas que compõem as Relações Internacionais.
  • conhecimento sobre como atuar na área internacional de grandes empresas, terceiro setor e/ou governos.
  • entendimento sobre como produzir relatórios, policy papers e policy memos relativos às matérias em questão, estando cientes dos grandes temas que norteiam as Relações Internacionais atualmente.

Público
Alvo

Recomendado para profissionais que:
  • São expostos ao meio internacional que precisem desenvolver suas competências no poder público, privado, consultorias, firmas de advocacia, sistema financeiro, jornalismo e organizações/grupos internacionais.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Programa

Modelos de risco político. Risco político em mercados emergentes. Riscos regulatórios. O impacto econômico da geopolítica. As multinacionais brasileiras e o "Capitalismo de Estado". Instabilidade Doméstica: Narcotráfico, Revoluções, Corrupção, Guerra Civil, Estados Falidos. Terrorismo. Expropriação.

Globalização e Tecnologia nas RIs. Surgimento de atores não-estatais nas RIs. Governança Global. Internet. Importância de atores não-estatais. Conflitos. Meio Ambiente e ecossistema global. Novas Tendências de Relações Internacionais.

Ascensão da China. os BRICS e os países emergentes. Democracia, direitos humanos e globalização. Conflitos contemporâneos.

Conceitos fundamentais de negociação. Estratégias e estilos de negociação. Mercado globalizado e o negociador global. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Aspectos multiculturais em negociações internacionais. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.

Introdução à análise de política externa. Análise mais detalhada das políticas externas das grandes e pequenas potências. Abordagem das instituições internacionais e como elas afetam/são determinadas por diferentes estratégias de política externa. Estudo das políticas externas de atores não-estatais.

A estrutura da política externa brasileira. Um sobrevoo pela História. A política externa brasileira na Nova República. As estratégias de inserção internacional de uma potência média ou emergente. As relações Norte-Sul. O Brasil no contexto da governança global. Perspectivas para a política externa nos próximos anos.

Regulação jurídica das relações internacionais. Especificidades do direito internacional público. Normas, direitos e obrigações do direito internacional. Tratados internacionais. Costumes internacionais e como são identificados e quais os seus elementos.

Os fundamentos institucionais do desenvolvimento. Globalização, crescimento e desenvolvimento. Eficiência de arranjos institucionais. A Nova Economia Institucional. A economia política da ajuda ao desenvolvimento. Democracia e desenvolvimento. A economia política da desigualdade. Instituições internacionais e desenvolvimento. A economia política da corrupção e busca por rendas: patrimonialismo e clientelismo no mundo em desenvolvimento e nos países da OCDE.

Princípios de Economia. Forças de mercado da oferta e da demanda. Eficiência dos mercados. Tributação e comércio internacional. Teoria do Comércio Internacional. Produtividade do trabalho. Modelo-padrão de comércio. Economia de rendas, competição imperfeita e comércio internacional. Instrumentos de política comercial. Economia política da política comercial.

Algumas definições macro. Sistema de contas nacionais. Mercados de bens e financeiros. Introdução à Macroeconomia Aberta. O Balanço de Pagamentos. Equilíbrio Macroeconômico em Economias Abertas. Crise Europeia. Política Cambial. Brasil desde o Real. Trilema Mundell Fleming. Breve história do sistema monetário internacional.

Solução de Controvérsias na esfera internacional. Casos práticos de solução de controvérsias. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional.

Como escrever um ensaio. Técnicas de apresentação. Técnicas de estudo e gestão do tempo. Técnicas de debate. Como preparar um CV. Perfis de carreira em Relações Internacionais. Estratégias de negociação e mediação. Técnicas de fundraising.

A economia política da internacionalização de empresas. Comércio internacional e política doméstica. A evolução de cadeias de produção transnacionais. Poder e influência nos acordos comerciais contemporâneos. A prática da internacionalização. Como empresas se internacionalizam e quais são as receitas para um processo de internacionalização bem sucedido.

O papel da mídia na ordem contemporânea. Influência da difusão de informação sobre os processos de tomada de decisão em política internacional. Impacto da evolução das mídias de massa. O papel da mídia nos EUA, no Brasil e em outros países em desenvolvimento.

Origens históricas de movimentos sociais. Teoria e análise. Movimentos Sociais no mundo e no Brasil. Dinâmicas e condicionantes de revoltas e protestos. Estudo comparado de movimentos sociais no mundo hoje. Conceitos e práticas do Terceiro Setor. Terceiro Setor e Relações Internacionais. Temas contemporâneos do Terceiro Setor. Resistências Políticas e Política Global.

Atores internacionais: estados, governos subnacionais, organizações internacionais, ONGs, empresas multinacionais, pessoas. Prevenção, gestão e resolução de conflitos. Terrorismo. Cultura e Identidade. Democracia e autoritarismo. Futuro da diplomacia.

Globalização e integração regional. Finanças e impacto social. Tecnologia, conectividade e inovação. Energia e sustentabilidade.

Sociedade Internacional. Realismo e Institucionalismo Liberal. Economia Política Internacional (EPI), Construtivismo. BRICS, Assistência ao Desenvolvimento e Proliferação Nuclear.

Coordenação:

Oliver Stuenkel

Próxima Turma
04/04/2022

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas