Sustentabilidade e Governança em Organizações de Saúde

Área: Saúde

Modalidade

Duração

144h

Frequência

Mensal

Sexta das 18h30 às 22h50; sábado das 8h às 17h40 e domingo das 8h às 12h20.

Conhecer e simular análises quantitativas que estimulem a tomada de decisão sobre situações que envolvam a gestão de organizações de saúde, de modo a maximizar processos e reduzir custos organizacionais.

Envie sua mensagem

* Não enviaremos spam. Ao preencher este formulário, você autoriza contatos e mensagens pelo setor comercial.

Público
Alvo

• O curso é recomendado para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde.
• Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial neste setor.

Programa

O papel da Responsabilidade Social, da Ética e dos Valores Pessoais e Profissionais para o Sucesso das Organizações de Saúde. Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional. Responsabilidade Social. Avaliação da Cidadania e Sustentabilidade Corporativa – Balanço Social.

Fundamentos da matemática financeira. Gestão financeira das empresas no ambiente da saúde. Retorno de investimentos. Avaliação dos impactos, probabilidades e da importância dos fatores de risco. Quantificação dos riscos. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos em organizações de saúde.

Os princípios fundamentais da Contabilidade para Organizações e Sistemas de Saúde. Regime de Competência e Regime de Caixa. Balanço Patrimonial e as variações do Patrimônio Líquido. Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras. Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos em Saúde. Contabilidade Societária versus Contabilidade Gerencial.

Objetivo dos Sistemas de Custeamento. Planejamento e Controle de Custos. Tipos de Custos Existentes nas Organizações de Saúde: Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Métodos Tradicionais de Custeio: por Absorção, Direto, Padrão. Centrais de Custos nos Serviços de Saúde. Métodos Avançados de Apuração de Custos: Custeio Baseado em Atividades. (ABC).

O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Custos Fixos, Variáveis e Ponto de Equilíbrio. Elaboração do Fluxo de Caixa. Administração da Liquidez.

Conceito, princípios e estrutura de governança corporativa(GC). As sociedades e o papel dos sócios e administradores. A qualificação dos gestores e acionistas sob a ótica da CG. Governança corporativa em Organizações de Saúde.

Coordenação:

Maria Laiz Zanardo

Próxima Turma

Admissão e Matrículas