Gestão

Área: Projetos

Modalidade

Duração

144h

Cidades

Recife

Petrolina

Caruaru

Frequência

Mensal

Segunda à quinta das 18h30 às 22h50 ou Sexta das 18h30 às 22h50; sábado das 8h às 17h40 e domingo das 8h às 12h20.

Descrever e exercitar algumas das principais preocupações do gestor em termos de planejamento e gestão estratégica. Demonstrar a ligação entre a estratégia da empresa e o seu portfólio de projetos e programas, incluindo as funções do PMO nesse contexto. Entender como a organização e os seus desafios se enquadram no panorama macro e microeconômico. Discutir e reconhecer o papel dos valores éticos e de sustentabilidade na tomada de decisão. Avaliar a viabilidade de projetos segundo as melhores práticas financeiras. Identificar estratégias, modelos e tipos de negociação úteis ao gestor moderno.

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Público
Alvo

• Profissionais cujo ponto alcançado nas suas carreiras os obrigue a buscar novos níveis de formação acadêmica;
• Lideranças responsáveis por administrar projetos, programas, portfólios e escritórios de projeto das mais variadas áreas de atuação, incluindo o primeiro, o segundo e o terceiro setor da economia;
• Profissionais que tenham por missão a implantação de mudanças nas suas respectivas organizações.

Programa

Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

A importância da negociação. O processo de negociação: preparação. Criação de valor. Distribuição de valor. Avaliação, ajustes e fechamento. Maldição do vencedor. Negociações distributivas versus negociações integrativas. Negociação colaborativa versus negociação competitiva. Mito do bolo fixo. Fundamentos: alternativas, opções, BATNA, ZOPA. Interesses versus posições. Teoria dos jogos: cooperação versus competição. Percepções e negociação. Os limites da racionalidade. Vieses cognitivos. Influência e persuasão. Processo de resolução de conflitos e mediação. Solução de negociações complexas.

Teoria da oferta e da demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

Gerência de portfólio. Alinhamento estratégico do portfólio. Seleção e balanceamento de portfólio. Escritório de projetos PMO. Maturidade em gerenciamento de projetos. Gestão de portfólio integrada ao PMO.

Coordenação:

André Barcaui

Processo Seletivo

Admissão e Matrículas